
A votação para concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi adiada para esta quinta-feira 10 na Câmara Municipal de Natal. A sessão ordinária foi suspensa duas vezes após um protesto no plenário da Casa na manhã desta quarta-feira 9.
Com cartazes e camisetas com os dizeres “Sem anistia aos golpistas”, os manifestantes se posicionaram contra a homenagem. A presença do grupo gerou tensão e impediu o andamento normal dos trabalhos legislativos. Diante do impasse, o vereador que presidia a reunião, Eribaldo Medeiros (REDE), suspendeu a sessão por duas vezes.
Título de cidadão natalense
Na última segunda-feira 7, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de lei que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
A proposta é de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL) e foi subscrita pelos vereadores Fúlvio Saulo (SDD), Tony Henrique (PL), Preto Aquino (PODE) e Camila Araújo (União). “Na história da Presidência, foi o presidente que mais visitou a nossa cidade. Os recursos enviados à Natal superaram as gestões anteriores e um olhar para a segurança com mais de R$ 200 milhões para aparelhar as forças de segurança. Essa concessão é justa, razoável e merecida. Ele que já é cidadão potiguar”, disse Eliabe, relembrando que Bolsonaro já recebeu o título de cidadão norte-rio-grandense pela Assembleia Legislativa do estado.
O projeto teve pedidos para regime de urgência na Câmara. A vereadora Brisa Bracchi falou, ao AGORA RN, que a retirada do requerimento de urgência é “uma vitória para a democracia brasileira”. Segundo ela, a retirada foi fruto da bancada de oposição e de manifestantes de movimentos sociais que acompanharam a sessão desta quarta-feira