O que acontece com o corpo quando não comemos frutas e legumes o suficiente?

O que acontece com o corpo quando não comemos frutas e legumes o suficiente?

Você é daqueles que enche o prato de cor ou aposta em versões monocromáticas? Mais itens saudáveis ou mais fast food?

Porções de frutas durante ou dia ou nenhuma? Embora essas questões sejam escolhas pessoais, o resultado da ausência de frutas e legumes na alimentação pode ser um tanto quanto desastroso para a sua saúde.

A seguir, veja o que acontece com o seu corpo quando você deixa de comer esses alimentos. 

Frutas e legumes: afinal, qual é a quantidade ideal?

Certamente você já ouviu falar que quanto mais colorido o seu prato, melhor para a saúde. Essa recomendação é tão popular — principalmente entre os nutricionistas — porque as cores dos alimentos representam variedade de nutrientes essenciais para manter a nossa saúde em dia.

É por isso que deixar as frutas e legumes de fora da sua alimentação é uma péssima ideia, já que além de saborosos, eles contém vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e proteção de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, devemos comer uma porção de 400 g de frutas e verduras todos os dias. Essa quantidade equivale a 5 porções distribuídas durante o dia. 

Impactos da falta de frutas e legumes 

Você passa a ter o intestino preguiçoso 

A prisão de ventre é um dos primeiros sinais da falta de frutas e legumes. Na ausência de fibras, o intestino passa a ficar mais lento, dificultando também a formação do bolo fecal. Como resultado, além de diminuir as idas ao banheiro, as fezes podem apresentar um aspecto ressecado e endurecido. Consecutivamente, isso aumenta o esforço ao evacuar e pode provocar distensão abdominal. 

Cansaço intenso e imotivado 

Outro final da carência nutricional é a sensação de fadiga sem motivo aparente, o que significa que você se cansa mais para realizar as atividades do seu dia-a-dia por falta de legumes e vegetais. Ou seja, os nutrientes encontrados nesses alimentos funcionam como combustível para o nosso corpo se manter ativo e ter energia suficiente para andar, praticar esportes, trabalhar, estudar etc.